Genética médica é a especialidade médica que cuida do atendimento a pessoas com condições genéticas e anomalias congênitas.
Aconselhamento genético para casais com esterilidade e infertilidade masculina ou feminina sem fator ambiental definido; com consanguinidade; com necessidade de fertilização assistida devido a condições genéticas na família; ou com anomalias congênitas ou exames genéticos no diagnóstico pré-natal.
Atendimento a pessoas com história familiar ou pessoal de câncer de origem genética.
Quando suspeitar: muitos casos de câncer na família, câncer em idade jovem, mais de um tipo de câncer na mesma pessoa e câncer muito raro.
Quando não se encontra uma causa ambiental para atraso no desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem e transtorno do espectro autista é necessário investigar causas genéticas para melhor definir o acompanhamento médico necessário.
Muitas doenças neurológicas são desencadeadas por fatores genéticos e podem afetar não apenas o sistema nervoso.
Quando sabemos qual alteração genética está envolvida é possível avaliar qual a melhor forma de tratar e se os familiares também necessitarão passar por aconselhamento genético.
Algumas vezes, a falha na imunidade pode estar associada a fatores genéticos e eles precisam estar bem definidos para que o melhor acompanhamento médico.
Anomalias congênitas são alterações no desenvolvimento que estão presentes ao nascimento, como por exemplo, fenda palatina, pé torto congênito e anomalias cardíacas.
Nesses casos é importante avaliar se a causa é genética para definir o melhor acompanhamento necessário.
Neste espaço, você deixa seu e-mail e faz seu cadastro no nosso site.